quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bougainville com praga...

CALDA DE FUMO

VC TBM PODE APLICAR ELA....

Calda de fumo e sabão

Ingredientes:
10 cm de fumo de rolo
50 g de sabão de coco ou neutro
1 litro de água

Modo de fazer:
Pique o fumo e o sabão em pedaços, junte a água e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.
....
http://www.naturalrural.com.br/
......

Pulgões

Podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez.

Dicas:
As joaninhas são suas predadoras naturais;
Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas e isso pode ser feito semanalmente;
.....


Cochonilhas

São insetos minúsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera. Algumas cochonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a ação de inseticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo costumam dar melhores resultados, pois formam uma "capa" sobre a carapaça, impedindo a respiração do inseto. A calda de fumo costuma dar bons resultados também.

Dicas:
As joaninhas também são suas predadoras naturais, além de certos tipos de vespas;
A Calda de Fumo e a Emulsão de Óleo são os métodos naturais mais eficientes para combatê-las;
Deve-se evitar o controle químico mas, quando necessário em casos extremos, normalmente são usados óleo mineral e inseticida organofosforado.
......


PULGÃO "FOTOS"

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoAgriculturaFamiliar/figurapraga1_arquivos/image002.jpg

http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/intro/pulgao.gif

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Caju/CultivodoCajueiro/imgs/011.jpg

http://www.fundecitrus.com.br/doencas/images/tristeza_img01_pulgao.jpg
.....


COCHONILHAS "FOTOS"


A sua PRIMAVERA pode estar sendo atacada por pulgões....
VOCÊ PODE APLICAR UM INSETICIDA NATURAL EM TODAS AS PLANTAS
ÓLEO DE NIM
.......

NEEM ou NIM

Vc pdoe conseguir o óleo de neem em casas de produtos agropecuários, boas floriculturas e gardens centers, o óleo pode ser encontrado em embalagens de 1 litro ou pequenos potes, não é muito barato, o litro aqui na minha cidade sai por R$ 60,00, so que vc pode preparar o extrato de neem batendo no liquidificador folhas de neem, água, pouquinho de álcool, a árvore cresce muito rápido.
......

NEEM

O NIM traz grandes benefícios para op agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.
Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.
Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais.




8 comentários:

Unknown disse...

gostei da informação, usarei o óleo de NIM na buganville atualmente muito atacada por pragas.

Unknown disse...

As folhas de minha planta (buganville)caem, ao sacudir o galho. Que praga é essa?

Unknown disse...

Da mesma forma que o comentario anterior, minhas buganvilles também estão sendo atacadas por uma praga.

Forsterwork disse...

Olá! Estão surgindo folhas enroladas na minha Bougainville. Pensei tratar-se de tripes, mas não existe sinal de nenhum inseto, desenrolando a folha não tem nada visível. Sou leigo no assunto. Poderiam, por favor, identificar o que está causando isso.
Zona Sul de São Paulo (SP)
Muito obrigado!

Unknown disse...

Está com ácaros ... Use enxofre na folhagem ok

Unknown disse...

Minha bouganville está com uma praga, onde as folhas ficam transparentes e da pra visualizar na parte transparente umas manchas pretas

Unknown disse...

A minha tem bichinhos pretos. Matei e lavei a folha.

Unknown disse...

Pagas comeram os brotos e flores das minhas Bougainville brancas. Também apareceram as trepadeiras ficaram sem brotos e folhas...encontrei um inceto catinguento... Não acho q seja o único culpado... Passei água com vinagre e detergente. Caso não resolva tentarei com enxofre com óleo de soja...

Postar um comentário