segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Veja como ter um pomar em casa

Frutas fresquinhas podem crescer no quintal de casa ou na sacada do apartamento. Ter um pomar à mão pode ser uma boa idéia para começar o ano novo.

Ana aproveitou a floreira do apartamento para plantar uma pitangueira. Depois vieram os temperos e, num vaso escondido entre as flores, um espaço para um pé de laranjinha. "É bom saber que você tem em casa uma coisa de que cuidou, que não tem veneno, que você pode consumir tranqüilamente", ela diz.

O engenheiro agrônomo Paulo Vítor Dutra de Souza diz que mudas de pitangueira, laranjeira e limoeiro se adaptam até a sacadas ou salas de estar. "O ideal é que ela fique num local arejado, de preferência com boa insolação – o que não significa que ela deve pegar luz direta", explica.

Paulo Vitor nos ensinou a plantar jabuticabeira num vaso; o substrato para plantas que é encontrado em lojas agropecuárias. "Você deve remover o fundo do saquinho, fazer uma abertura lateral e colocar a muda", mostra. Veja como ele faz no vídeo.

O crescimento dos ramos é proporcional ao da raiz. Vasos menores resultam em plantas pequenas.

Regar constantemente é um dos segredos para ter uma árvore frutífera saudável dentro de casa. O ideal é molhar a cada dois dias, sem encharcar muito a planta. Quem tem pouco espaço também deve cuidar da altura da planta, podando uma vez por ano. Para um pé de tangerina dar uma boa quantidade de frutas, basta mantê-lo com 1,5 metro de altura. "A planta vai produzir vai florescer nos ramos mais novos, então você pode podar os ramos muito verticais e deixar os ramos mais inclinados".

Quem ficou animado, pode começar a escolher as plantas. Preste atenção na muda dos pés de suas frutas preferidas. Para dar certo em casa, as raízes devem ser fininhas e bem soltas. Mudas pequenas sofrem menos com o transplante e têm mais chances de vingar.

Outra dica: deixar flores ou frutinhas penduradas pode ser muito bonito, mas esgota a muda e prejudicam o crescimento da planta. "Antes de plantar, tire as flores e as frutinhas", orienta o engenheiro agrônomo.

Alternando os tipos de árvores, é possível ter frutas o ano inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário