As sementes da maioria das frutas são ricas em nutrientes e ajudam na prevenção de várias doenças. Veja como você pode consumi-las em casa.
Apesar de rejeitadas por muita gente, as sementes são riquíssimas em nutrientes – tanto é assim, que elas são as responsáveis por gerar uma nova planta.
A nutricionista Maribel Melos explica que a semente da melancia é rica em ácidos graxos que previnem doenças cardiovasculares. "Ela tem uma ação vasodilatadora, tem óxido nítrico. É interessante para as pessoas com pressão alta, por exemplo", diz.
Rica em cálcio e magnésio, a semente do melão ajuda a fortalecer os ossos de crianças e adolescentes e de quem sofre de osteoporose. Da mesma família ainda tem a abóbora, que contem vitamina C e previne o envelhecimento precoce. "A semente tem um teor protéico, então é uma forma até de complementar a alimentação de pessoas vegetarianas ou que comem menos carne", explica Melos.
As sementes das frutas cítricas são um remédio para a saúde do intestino. "Ela mantém o trato intestinal asséptico, impedindo que verminoses ocorram", diz a nutricionista.
Para tirar proveito das sementes na saúde o segredo é o preparo. O primeiro passo é lavar bem as sementes, com a ajuda de um coador. Depois desidrate levando ao forno, que deve estar quente, mas desligado, por até 30 minutos. Guarde tudo num pote no congelador. Quando tiver acumulado bastantes sementes, e só triturar.
Depois de triturada, a mistura fica com uma consistência semelhante ao do farelo de aveia e pode ser usada pronta em cima de saladas, frutas e sucos, sem alterar o seu sabor. A farinha, que deve ser mantida na geladeira, também pode ser usada em pratos do dia-a-dia. "Seria interessante para enriquecer bolos, suflês, refogados. Depois de pronta, a farinha pode ser consumida até em cima do feijão, fica muito bom", sugerente Maribel Melos.
Para um bom aproveitamento nutricional, no caso da farinha de sementes de melão, melancia e abóbora, o aconselhável é comer duas consumir de sopa por dia. Já para a mistura de sementes de frutas cítricas – esta sim, mais amarga – uma colherinha de chá é suficiente. É uma fórmula barata, que faz bem para a saúde e ainda evita o desperdício.
0 comentários:
Postar um comentário